Corpo Docente
Beatriz Helena Nogueira Diógenes (Mestrado/Doutorado)
Possui graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2001), Doutorado em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP (2012).Pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2019). É Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC (PPGAU+D – UFC). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte e da Arquitetura, projeto arquitetônico, urbanização contemporânea, metrópole, Fortaleza.
Clarissa Figueiredo Sampaio Freitas (Mestrado/Doutorado)
Lattes
Google Acadêmico
Orcid
Research ID
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC 1999), mestrado em Planejamento Urbano e Regional na University of Illinois at Urbana Champaign (UIUC 2003) onde estudou a relação entre o planejamento urbano e as desigualdades sócio-espaciais. Possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB 2009) onde pesquisou a tensão entre o Direito à Cidade e a crescente incidência da Regulação Ambiental no território urbano brasileiro. Foi professora visitante na Universidade de Illinois em Urbana Champaign (UIUC 2015/2016). É Bolsista de produtividade 2 do CNPQ, integra o corpo docente permanente do Programa de Pos-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, e é editora associada senior do periodico Journal of Urban Affairs. Desenvolve projetos de pesquisa sobre planejamento popular, direito à cidade, a questão ambiental urbana com foco nos assentamentos precários, valendo-se de métodos qualitativos (analise documental, observação participante, pesquisa-ação) e quantitativos (SIG e Modelagem da Informação). Sua atividade cientifica possui carater extensionista, dialogando com os diversos agentes produtores do espaco, em particular os moradores de assentamentos populares. Para mais informações: https://ppgaud.ufc.br/pt/clarissafreitas/
Clarissa Notariano Biotto (Mestrado)
Co-fundadora da rede de pesquisa Young Researchers for Architecture, Engineering and Construction Industry (YR4AECI). Foi pesquisadora de pós-doutorado sobre os temas Lean Design Management e BIM na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGECiv), e pelo NUPRE (Núcleo de Pesquisa em Racionalização e Desempenho de Edificações). Na mesma instituição, Clarissa foi professora substituta do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) entre agosto de 2019 a agosto de 2021. Clarissa desenvolveu sua tese de doutorado na Universidade de Huddersfield, Reino Unido, com bolsa de doutorado pleno do CNPq pelo Programa Ciência sem Fronteiras (2019). Tem mestrado em Gestão e Economia da Construção pelo Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE) do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da UFRGS, nota 7 CAPES (2012). Desenvolveu dissertação aplicando BIM 4D na gestão da produção. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Sua área de interesse é a integração de gestão do processo de projeto, produção off-site e construção utilizando o Lean Construction como filosofia de produção, bem como ferramentas location-based schedules.
Clovis Ramiro Jucá Neto (Mestrado/Doutorado)
Professor de Associado de Arquitetura do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFC e do Programa de Pós-graduação em História (UFC). Pos-doutorando na Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Estágio de doutoramento na Universidade do Porto/Portugal. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1992). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1986). Pesquisador do Centro de Estudos do Além Mar (CHAM). Coordena o Grupo de Pesquisa Atelier de Patrimônio Cultural ? APC/UFC. Autor do livro Primórdios da Urbanização do Ceará (Editora UFC, 2012), Arquitetura como extensão do sertão (Fundação Waldemar Alcântara, 2019) e organizou, com Maria Berthilde de Moura filha, o livro Vilas, cidades e territórios. O Brasil do século XVIII (UFPB/PPGAU, 2012). Pesquisa a organização do espaço territorial e urbano do Ceará e arquitetura cearense dos séculos XVIII, XIX e início do XX. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história da urbanização e do urbanismo do Ceará no século XVIII e XIX, arquitetura urbana e rural do Ceará século XVIII e XIX e arquitetura moderna de Fortaleza.
Daniel Ribeiro Cardoso (Mestrado/Doutorado)
Lattes
Google Acadêmico
Orcid
Research ID
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-doutorado em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-UL), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é pesquisador do Design Computation Group (DCG) da FA-UL; Coordenador do Grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Experiência Digital: Ensino, Pesquisa e Extensão (LED). Professor Associado Nível 3 da UFC vinculado à Linha de Percepção e Representação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em modelagem da informação na arquitetura e no urbanismo, atuando principalmente nos temas: BIM – building information modelling, CIM – City Information Modelling.
Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita (Mestrado)
Lattes
Google Acadêmico
Orcid
Research ID
Professor do curso de Engenharia Civil e Coordenador do Laboratório de Reabilitação e Sustentabilidade das Construções (LAREB) do Campus Russas da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFC, Campus Russas. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012), é Doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2017), com Pós-Doutorado na Universidade de Florença (Itália, 2018) e Professor Convidado no INSA Rouen Normadie (França, 2023). É Bolsista de Produtividade PQ2 do CNPQ e desde 2018 é Editor-in-Chief do Journal of Building Pathology and Rehabilitation (Springer), Editor Convidado do Journal of Digital Applications in Archaeology and Cultural Heritage (Elsevier), além de livros publicados, como Engenharia do Patrimônio (2019), Patologia das Edificações (2020) e Alvenarias Afetadas pela Ação da Umidade e Sais (2022). Foi coordenador do Comitê 058 da ABNT, na área de ensaios não destrutivos. Atualmente coordena o Projeto Inovação e Tecnologia para o Patrimonio Cultural do Ceará, no âmbito do Programa Cientista Chefe Cultura, que tem como objetivo promover a digitalização do patrimônio histórico cearense, no âmbito da plataforma DOCUMENTA. Suas principais áreas de interesse são digitalização e documentação das edificações, HBIM, degradação dos materiais, avaliação das estruturas, ensaios não-destrutivos, durabilidade e monitoramento das construções, sensores óticos, materiais inteligentes e patrimônio histórico. Ao longo dos anos publicou mais de 140 trabalhos, sendo os mais recentes na área do patrimônio cultural. Atualmente, tem projetos de colaboração com pesquisadores da Italia, Portugal, França, Espanha e Turquia
Jose Almir Farias Filho (Mestrado/Doutorado)
Lattes
Google acadêmico
Orcid
Research ID
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília FAU/UnB (1981), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro FAU/UFRJ (1997), doutorado em Le Projet Architectural et Urbain pela Université de Paris VIII (2003), pós-doutorado em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019-20). Atualmente é professor associado do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design (PPGAU+D), do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) e do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP). Líder do grupo de pesquisa Território Metropolitano: Políticas Públicas e Ecologia da Cidade. Tem experiência na área de Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano e Avaliação de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura urbanística, projeto urbano, políticas urbanas, sustentabilidade urbana, teoria e estética do urbanismo.
Luis Renato Bezerra Pequeno (Mestrado/Doutorado)
Lattes
Google Acadêmico
Orcid
Research ID
Graduado em Arquitetura e Urbanismo FAU-USP (1991), mestre em Planejamento de Infraestruturas – Universitaet Stuttgart / DAAD (1995), doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutor pela PUC-SP (2008). Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (UFC), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo + Design. É Pesquisador CNPq 2 com estudos nas áreas do planejamento e política urbana e habitacional desde 2015. Coordena o Laboratório de Estudos da Habitação – LEHAB e é vice-lider do grupo de pesquisa: GLOBAU (Globalização, Agricultura e Urbanização). Integra o Comitê Gestor da Rede de Pesquisa Observatório das Metrópoles (INCT – CNPq) onde é co-coordenador e um dos pesquisadores principais do Núcleo Fortaleza. Faz parte da Rede Observatório de Remoções desde 2016 e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (recime) desde 2006.
Mariana Monteiro Xavier de Lima (Mestrado)
Doutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Arquitetura e Construção. Mãe de dois filhos. Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (DAUD/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAUD/UFC). Na pós-graduação, desenvolvo pesquisas na linha de Modelagem e Design de Informação. Na graduação, ministro disciplinas das áreas de Projeto e de Representação no Curso de Design. Integro o Laboratório de Experiência Digital (LED), onde pesquiso sobre tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao desenvolvimento de projeto; métodos e processos digitais para o desenvolvimento de projetos; e implementação e ensino de Building Information Modeling. Tenho interesse por pesquisar sobre o ensino de projeto e sobre o ensino por meio do projeto. Neste contexto, busco meios e métodos de colaboração e interdisciplinaridade no ensino e no projeto.
Mario Fundarò (Mestrado)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo no Politécnico de Milão (Italia) em 1995, com o Prof. Arq. Marco Dezzi Bardeschi, em História da Teoria da Restauração, com o trabalho de pesquisa sobre o Observatório Astronômico e a cidade antiga de Jaipur, na Índia, com a nota máxima e louvor. Graduação equiparada a “master degree” Nível 7 EQF (European Qualification Framwork) e reconhecida e validada no Brasil pelo MEC em 2013. Especialização em sistemas passivos e arquitetura bioclimática na American University of Cairo (Egito) junto a escola do arquiteto Hassan Fathy em 1996, (especialização de 60 ECTS que, na base dos “Bologna agreements”, corresponde a nível de Mestrado). Titulo de Doutor em Arquitetura e Urbanismo na UFMG em 2018, com a tese “O Projeto de Conservação e Restauro como elemento estruturador de Programas de gestão do patrimônio construído”, com nota máxima, louvor, indicação a publicação e participação á prêmios. Orientador Prof. Arq. André Guilherme Dornelles Dangelo. No âmbito do doutorado tivemos acesso a bolsa de estudo CAPES para doutorado no exterior no período de 4 meses. Experiência de trabalho: arquiteto colaborador de 1995 até 1999 em vários estudos de arquitetura inclusive com a Alvar Aalto Fundation (Helsinki) num projeto bioclimático na cidade de Carpi (Itália) e o Escritório de arquitetura de Renzo Piano em Paris. De 1999 a 2001, Arquiteto chefe em projetos de reconstrução com ênfase em arquitetura sustentável em Angola, junto ao Governo angolano, Governo italiano e União Europeia. De 2002 até 2008 Arquiteto chefe em projetos arquitetônicos sustentáveis e em projetos de restauro e conservação em Moçambique nas cidades de Pemba, Ilha de Moçambique e Maputo com financiamento da União Europeia e Governo italiano. De 2009 até 2015 Arquiteto chefe junto ao Governo do Brasil e União Europeia em projetos de desenvolvimento ligados a energias renováveis, arquitetura sustentável e bioclimática. Em 2013-2014 Consultor UNESCO no IPHAN Alagoas, sendo responsável pelo projeto de restauro e preservação na cidade de Penedo (AL) no âmbito do Programa Monumenta. Em 2014-2015 Consultor UNESCO no IPHAN Ceará, responsável da planificação do Programa PAC-Cidades Históricas, na cidade de Aracati (CE). Arquiteto em 2015 pela União Europeia no programa “Smart cities” cidades sustentáveis em Moçambique (Maputo e Pemba). Consultor UNESCO-ADASA em 2018 no âmbito do programa do Governo do Brasil Escolas sustentáveis no Distrito Federal, com elaboração do Projeto piloto de escolas bioclimáticas a impacto ambiental zero. Experiencia na didática: Atualmente Professor efetivo Adjunto A, dedicação exclusiva da Universidade Federal do Ceará – Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design.
Neliza Maria e Silva Romcy (Mestrado)
Lattes
Google Acadêmico
Orcid
Research ID
Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (DAUD/UFC) – Curso de Arquitetura e Urbanismo – Área de Tecnologia. Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFC (2009) e mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil pela UFC (2012). Foi professora substituta da UFC no curso de Arquitetura e Urbanismo (área: Percepção e Representação), em 2012-2013, e tem experiência nas áreas de Arquitetura e Construção Civil, com ênfase em tecnologia da informação, tecnologia da construção e processo de projeto.
Newton Célio Becker de Moura (Mestrado/Doutorado)
Lattes
Google Acadêmico
Orcid
Research ID
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de Paisagem e Ambiente, pelo programa de Pós-Graduação da FAU-USP (2014). Pós-Doutor em Engenharia Hidráulica e Ambiental pela Escola Politécnica da USP com o tema Landscape Information Modelling (LIM). Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC e pesquisador colaborador do Laboratório de Experiências Digitais – LED (DAUD-UFC). Tem experiência nas áreas de Arquitetura da Paisagem e Projeto Urbanístico, atuando principalmente nos seguintes temas: infraestrutura verde, modelagem da informação aplicada à paisagem, recuperação de bacias hidrográficas urbanas, sistema de espaços livres e manejo de águas pluviais.
Paulo Jorge Alcobia Simões (Mestrado)
Possui Licenciatura em Design de Comunicação pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1989), mestrado em Ciências Empresariais, especialização em Gestão – INDEG-IUL ISCTE (1995) e doutorado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é adjunto, classe c, nivel 2 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: design de informação, design ambiental, sinalização urbana, tipografia cinética e visualização.
Ricardo Alexandre Paiva (Mestrado/Doutorado)
Lattes
Google Acadêmico
Orcid
Research ID
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1997), tendo recebido a distinção acadêmica Magna Cum Laude, mestrado (2005) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2011) com a tese “A Metrópole Híbrida: o papel do turismo no processo de urbanização da Região Metropolitana de Fortaleza”. Realizou o Pós Doutorado (2019) com Bolsa de Professor Visitante Junior da CAPES, junto ao IST-Universidade de Lisboa – Portugal e no DOCOMOMO International. É Professor Associado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – PPGAU+D-UFC (2015-2018) e (2021-2023). Coordena o LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização) do DAU-UFC. Atua como líder do grupo de pesquisa LoCAU – UFC e como integrante do CILITUR (Cidades Litorâneas e Turismo) do MDU-UFPE, cadastrados no CNPq. É pesquisador do LABCOM (Laboratório de Comércio e Cidade) da FAUUSP. Entre outras publicações, é organizador e autor de capítulos no livro Turismo, Arquitetura e Cidade e Megaeventos e Intervenções Urbanas, publicados pela Editora Manole em 2016 e 2017, respectivamente e Terciário, Arquitetura e Cidade na Era Digital: permanências e transformações (2021). É Membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL) e do DOCOMOMO International. Desde 2022, exerce o cargo de Conselheiro Fiscal no DOCOMOMO BRASIL e é um dos editores da Revista DOCOMOMO Brasil. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico e Urbano e Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, crítica da arquitetura e urbanismo moderno e contemporâneo, turismo, urbanização, arquitetura, cidade e megaeventos.
Romeu Duarte Junior (Mestrado/Doutorado)
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará-UFC em 1985. Possui mestrado (2005) e doutorado (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. É Professor Associado Nível 1 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, onde ensina desde 1991 e orienta trabalhos finais de graduação e dissertações de mestrado. É professor do Programa de P´ós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design do Cursod e Especialização em Projeto Arquitetônico Contemporâneo: Teoria e Prática. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e do Urbanismo, Teoria de Arquitetura e Urbanismo, Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Patrimônio Cultural Edificado. Atuou como titular da Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará – IPHAN/CE (1997-2008); Presidente do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/CE (1992 – 1993 e de janeiro a maio de 1994); Presidente da Direção Nacional do IAB (1994 – 1996), tendo por isso merecido o título de Conselheiro Vitalício do IAB; Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA (1996 – 1998); Delegado do Brasil no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa – CIALP (1994 – 2003); Coordenador do CAU/UFC (1994 – 1995); Coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (1997 – 1999); Membro do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (2001 – 2008); Membro do Conselho Estadual de Turismo (1998 – 2008); Membro do Conselho Estadual de Cultura (2003 – 2008); Membro do Conselho da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (desde 2007); e representante do IAB na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura ? CNIC/MinC (membro titular) (2011 – 2012). Atualmente, é representante titular da UFC na Comissão Permanente de Avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município de Fortaleza e no Conselho Estadual das Cidades; Atuou como membro da diretoria pioneira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará. Detém a comenda “Insígnia de Ouro” do Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid, Espanha. Atuou como ex-Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFC (2014 a 2018), bem como compôs o grupo de consultores de urbanismo e mobilidade do projeto Fortaleza 2040 (Prefeitura Municipal de Fortaleza/Universidade Federal do Ceará). Ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (convidado) da Universidade Federal do Ceará. Membro do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC (Portaria Nº 361, de 18 de dezembro de 2013). Ex-representante titular da UFC na Comissão Permanente de Avaliação do Plano Diretor da Prefeitura Municipal de Fortaleza ? CPPD/PMF. Ex-representante titular do DAU no Conselho do Centro de Tecnologia. Membro do Atelier de Patrimônio Cultural do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC. Membro do Conselho Consultivo da Vila das Artes. Representante titular da UFC no Fórum da Agenda 21 de Fortaleza, mantido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Membro do Icomos-Brasil. Membro da Câmara de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia da UFC (2018 – 2020). Coordenador do Comitê de Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Ceará – COMPAC/UFC (desde 1918). Escolhido Presidente do Comitê de Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Ceará – COMPAC/UFC mediante lista tríplice (março/2021). É também compositor, escritor e cronista, mantendo desde 2012 um espaço de crônica quinzenal no jornal O POVO, de Fortaleza/CE.
Zilsa Maria Pinto Santiago (Mestrado/Doutorado)
Lattes
Google Acadêmico
Orcid
Research ID
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (1980). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011) na Linha de Pesquisa História da Educação Comparada. Membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design/UFC e do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFC. Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design/UFC. Membro do Grupo de trabalho de Acessibilidade e Planejamento (GTPA) do CREA-CE (2007-2008). Membro do GT da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui (2010-2018). Membro do GT Educação e Inclusão do MPCE (2017-2018). Membro do Grupo de Pesquisa LoCAU – Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização, da Universidade Federal do Ceará. Participa do Grupo de Pesquisa da UFPE em Ergonomia Aplicada ao Ambiente Construído (CNPQ). Conselheira do CAUCE (2018-2020). Participante do Plano Municipal de Caminhabilidade PMF (2018-2020). Coordenadora da Pesquisa Análise das Condições de Acessibilidade Espacial de Praças e Equipamentos Sociais sob o Enfoque do Desenho Universal: Estudos de Caso dos Bairros Centro, Aldeota, Fátima e Benfica em Fortaleza (2015-2017). Coordenadora da Pesquisa Acessibilidade arquitetônica x espaços de hospedagem: Fortaleza está preparada para receber pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida? (2017-2020). Coordenadora da Pesquisa Cidade Acessível ? existe? requisitos de acessibilidade universal como fator de inclusão nos vários setores de vivência do cidadão (2020-atual). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Acessibilidade no ambiente construído, Desenho Universal, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade ao meio físico para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, desenho universal, avaliação pós-ocupação e história da educação e arquitetura escolar.