Auto-Avaliação PPGAU+D
– Auto-Avaliação PPGAU+D 2024
Formas de Avaliação do PPGAU+D:
•Avaliação de disciplinas pelo PPGAU+D por meio de formulário do Google por semestre, acolhendo
informações qualitativas sobre as unidades curriculares. Essa forma de avaliação tem contribuído para que
os professores reavaliem suas práticas, metodologias e enfoques e em alguns dos casos, já permitiu
pactuar o remanejamento de docentes, nomeadamente na disciplina de Pesquisa e Metodologia Científica
em Arquitetura e Urbanismo e Design;
•Reuniões de acolhimento dos ingressos de Mestrado e Doutorado, apresentando a estrutura curricular
dos cursos, as unidades curriculares, os sistemas de avaliação da UFC e da Capes, informações sobre
diversas plataformas, etc.
•Reuniões por demanda com discentes, dialogando com as demandas a fim de acompanhar as relações
discente-orientador, mantendo um canal de comunicação frequente entre as partes.
•O Sistema de Acompanhamento de Pós-Graduandos (SAP) da UFC, que substituiu e aprimorou o antigo
Sistema de Acompanhamento de Bolsistas (SAB) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.
Seu objetivo é reunir e fornecer dados sobre o desempenho acadêmico dos alunos, armazenar relatórios
detalhados sobre suas atividades, disponibilizar essas informações a órgãos de fomento e controle, além
de subsidiar a avaliação dos programas de pós-graduação. A participação ativa de alunos e professores
no preenchimento dos relatórios é essencial para fortalecer os PPGs da UFC.
•O Planejamento Estratégico do PPGAU+D – Conforme comentado no item anterior, na estratégia de auto
avaliação do programa foi empregada a matriz SWOT, que permite a análise sistêmica das componentes
forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, a fim de possibilitar a criação de estratégias para
potencializar as forças e oportunidades e neutralizar as fraquezas e ameaças
•Avaliação Institucional da Pós-Graduação, conforme descrito no próximo item.
i) Organização das fases da autoavaliação (preparação, implementação, divulgação, uso dos
resultados e avaliação)
A Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou, de 31 de janeiro a 8 de março de 2024, a Primeira
Avaliação Institucional da Pós-Graduação, uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Planejamento
Estratégico e Avaliação (CPAV) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Comissão
Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Instituição.
O objetivo foi reunir dados sobre a qualidade dos cursos de pós-graduação para fins de avaliação e
evolução. Os questionários de avaliação, construídos com a participação da CPAV, CPA e coordenadores
de PPGs da UFC, foram disponibilizados para docentes, estudantes, técnicos e egressos que ingressaram
na UFC nos programas de pós-graduação a partir de 2012. Foram usados os e-mails cadastrados no
Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFC, garantindo a acurácia na coleta
das informações dos usuários. A forma de coleta das respostas dos usuários garantiu o anonimato,
utilizando uma ferramenta de software de código aberto considerada segura e que permite o anonimato
sem comprometer a acurácia. Os instrumentos de avaliação foram construídos com a participação da CPA
da UFC e dos coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFC, avaliando várias
dimensões consideradas pela CAPES nas avaliações dos PPGs. A avaliação objetivou captar a qualidade
da formação discente, um dos papéis da pós-graduação no Brasil, e compreender melhor os potenciais, as
habilidades e competências desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado na UFC. A autoavaliação
também contribuiu para identificar necessidades de infraestrutura, capacitação de professores, atualização
de currículos e adequação dos programas às demandas sociais e do mercado de trabalho. O público-alvo
da avaliação incluiu discentes, docentes, egressos e técnicos. Para os discentes, um total de 6.259 alunos
estavam habilitados a participar, dos quais 2.532 responderam ao questionário, representando 41,3%. No
caso dos docentes, entre 1.766 habilitados, 937 participaram do processo, resultando em uma taxa de
53%. Para os egressos, 13.301 estavam habilitados, e 2.964 deles responderam ao questionário,
totalizando 21,8%. Quanto aos técnicos, 376 estavam habilitados, com 127 respondentes, o que
representa 33,8%. As metas de participação estabelecidas eram audaciosas: 55% para discentes,
docentes e técnicos, e 50% para egressos. Embora essas metas não tenham sido alcançadas, os
percentuais de participação foram considerados muito bons, indicando um engajamento significativo da
comunidade acadêmica na avaliação. Os resultados quantitativos e qualitativos foram compilados e
enviados para as comissões de coordenação de cada programa de pós-graduação, bem como para
diretores de centros/faculdades da UFC.
Posteriormente, essas informações foram discutidas no II Seminário de Planejamento Estratégico e
Avaliação da Pós-Graduação da UFC, ocorrido em 29 de agosto, nos auditórios da PRPPG-UFC e do CEIUFC
https://www.even3.com.br/ii-seminario-de-planejamento-estrategico-e-avaliacao-da-pos-graduacaoda-
ufc-484075/. O evento, que deu continuidade ao I Seminário de 2023, contou com 112 participantes
dos 89 PPGs da UFC e teve como foco a construção de um planejamento estratégico eficaz para a Pós-
Graduação Stricto Sensu da Universidade. A programação do seminário incluiu palestras sobre avaliação
institucional, debates sobre os principais resultados da avaliação e discussões sobre o aprimoramento dos
instrumentos de avaliação usados na Primeira Avaliação. Além disso, workshops práticos foram realizados
para auxiliar na elaboração e preenchimento do Plano de Desenvolvimento da Unidade. O seminário
proporcionou uma oportunidade valiosa para a colaboração entre PRPPG e a CPA e as coordenadorias
responsáveis pelo planejamento estratégico da UFC, refletindo o compromisso com a melhoria contínua
da instituição. Um destaque do evento foi a apresentação do Manual de Desdobramento da Estratégia,
resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Avaliação (CPAVPRPPG)
e a equipe responsável pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC (Coordenação
de Gestão Estratégica da UFC). O manual, que está disponível no sítio da UFC, pode ser acessado
através do seguinte link: https://pdi.ufc.br/pt/desdobramento-da-estrategia/. Em 2024, além do manual,
foram disponibilizados dois documentos: 1) Template Plano de Desenvolvimento da Unidade – Programas
de Pós-Graduação (Word) e 2) Template Plano de Desenvolvimento da Unidade – Programas de Pós-
Graduação (Excel). Esses recursos visam auxiliar os PPGs da UFC na consolidação de seus respectivos
Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDU), a partir do desdobramento da estratégia do PDI 2023-
2027 da UFC. Os templates estão disponíveis como anexos dos Manuais de Desdobramento da Estratégia
no site do PDI, juntamente com arquivos editáveis, permitindo que as unidades os utilizem na estruturação
de seus PDUs. O segundo documento é voltado para o estabelecimento e a escolha de indicadores de
metas e seu acompanhamento.
Questionário aplicado aos discentes:
1.Como você se sente em relação à comunicação de setores do seu PPG com você?
2.Avalie até que ponto os seguintes canais de divulgação do seu PPG garantem fácil acesso a
informações relevantes, tais como regimento interno, normas, estrutura de funcionamento, formulários e
avisos.
3.Avalie o seu nível de satisfação com relação ao conteúdo e estrutura do site do seu PPG.
4.Indique a frequência com a qual os setores do seu PPG orientam as demandas de forma satisfatória
com procedimentos céleres, adequados e objetivos.
5.Os processos para agendamento do exame de qualificação/defesa de tese/dissertação são simples e
eficientes?
6.Possui critérios claros, bem definidos e publicizados para distribuição/manutenção de bolsas de pós-
graduação?
7.Possui critérios claros, bem definidos e publicizados para distribuição/uso de recursos financeiros
recebidos dos órgãos de fomento ou outras fontes de financiamento?
8.A emissão de declarações, certidões, ofícios e outros documentos é célere e eficiente?
9.Sugira o que pode ser melhorado na comunicação e eficiência da coordenação/docentes/secretaria do
seu PPG.
10.O PPG possui infraestrutura adequada de salas de aula, salas de estudo e acesso à internet?
11.As bibliotecas da UFC oferecem, além de acervo físico e online adequado, outros serviços como
treinamentos em normalização, formatação, padronização e estilos bibliográficos; uso de bases de dados
especializadas, portais, metabuscadores e mecanismos auxiliares de busca; construtores e gerenciadores
de referência; métricas e impacto da produção científica, entre outros?
12.A infraestrutura de laboratórios/clínicas é adequada para realização de sua pesquisa?
13.O PPG possui quantidade, qualidade e localização das instalações sanitárias adequadas?
14.A acessibilidade dos espaços do PPG/UFC é adequada para pessoas com deficiência?
15.A segurança para os usuários dos espaços do PPG é adequada?
16.O acesso ao restaurante universitário aos estudantes de pós-graduação é adequado?
17.Sugira o que pode ser melhorado na infraestrutura do seu PPG.
18.Sobre as disciplinas: [Estimulam raciocínio, empreendedorismo/inovação, espírito crítico; Contribuem
para formação acadêmica/profissional e ética; Contribuem para desenvolvimento técnico-científico e são
adequadas à área de concentração de linhas de pesquisa do PPG; Bibliografia atualizada e apropriada]
19.Sugira o que pode ser melhorado na estrutura curricular/disciplinas/formação do seu PPG.
20.Docentes e orientação: [Docentes nas disciplinas: domínio do conteúdo, clareza de exposição,
metodologias adequadas; Disponibilidade e qualidade das reuniões e conversas com o orientador;
Orientador incentiva produção científica, congressos, cursos, eventos, mobilidade; Domínio do conteúdo
de sua pesquisa e orientação adequada e respeitosa; Sugestão de melhorias]
21.Qual a frequência que seu PPG oferta/executa estratégias e ações que visam a internacionalização.
22.De quais estratégias de internacionalização do seu PPG você participou?
23.Como foi a sua integração com alunos de graduação e bolsistas de Iniciação Científica?
24.Avalie a relevância da contribuição da interação do seu PPG com o ensino de graduação na sua
trajetória.
25.Avalie ate que ponto os produtos do seu PPG, representados por docentes, discentes, teses e
dissertações trazem benefícios diretos ou indiretos para a sociedade, inovação e/ou meio ambiente.
26.Quais as políticas de ações afirmativas e inclusão adotadas pela UFC e/ou PPG que você conhece?
27.Sugira o que pode ser melhorado na inserção social do seu PPG.
28.Indique um ponto com o qual você está satisfeito no seu PPG.
29.Indique um ponto a ser melhorado no seu PPG.
Questionário aplicado aos egressos:
1.No momento, qual a sua situação formal de trabalho?
2.Você está desenvolvendo atividades profissionais na área de sua formação de pós-graduação?
3.Caso não esteja desenvolvendo, marque a opção que melhor justifica sua condição.
4.Atuação profissional: Qual é o setor de sua atuação profissional? Qual o nome da instituição em que
você trabalha? Qual é o seu cargo ou função atual? Qual o ramo de atividade da empresa/organização em
que trabalha? Há quanto tempo você está nessa posição/empresa? Qual a sua renda mensal atual?
5.As disciplinas cursadas na pós-graduação contribuíram para sua formação integral, como cidadão e
profissional.
6.A pós-graduação contribuiu para o desenvolvimento da sua consciência ética para o exercício
profissional.
7.A formação recebida na pos-graduacao da UFC foi adequada a proposta pedagogica do curso.
8.Avalie até que ponto os seguintes fatores foram um obstáculo ao seu progresso acadêmico na pósgraduação
na UFC: [Compromissos de trabalho/financeiros; Obrigações familiares; Falta de motivação;
Corpo docente; Estrutura do programa; Regulamentos/ prazos/ requisitos]
9.Avalie até que ponto sua pós-graduação na UFC contribuiu para a sua trajetória profissional/acadêmica
10.Você recomendaria a outra pessoa o curso de pos-graduacao que voce concluiu?
11.Avalie até que ponto os seguintes canais de divulgação do seu PPG garantem fácil acesso a
informações relevantes, tais como regimento interno, normas, estrutura de funcionamento, formulários e
avisos.
12.Indique um ponto que o deixou satisfeito na formação em nível de Pós-Graduação na UFC
13.Indique um ponto que poderia ter sido melhor na sua Pós-Graduação na UFC.
Resultados dos questionários aos discentes e egressos:
Como relatado, o questionário de auto-avaliação dos PPGs da UFC foi aplicado aos discentes e egressos
entre 31 de janeiro e 8 de março de 2024. No âmbito do PPGAU+D, o questionário enviado aos discentes
obteve 28 respostas, ao passo que o questionário enviado aos egressos recebeu retorno de 25
respondentes. Os questionários incluíram questões de múltipla escolha e abertas, possibilitando a
inserção de sugestões e comentários sobre os diversos quesitos abordados. Foi possível analisar as
percepções de discentes e egressos a respeito de uma série de aspectos do programa, relacionados às
dimensões de avaliação dos PPGs adotadas pela CAPES: comunicação, infraestrutura, processo de
formação, atuação do corpo docente e orientação, internacionalização, inserção social e relação entre
trajetória acadêmica e profissional.
No quesito de comunicação, as respostas de discentes e egressos em geral apontaram satisfação com as
informações divulgadas no site, redes sociais e contato direto por e-mail e aplicativos de mensagens. Os
processos e burocracias internos foram considerados claros pelos discentes, e recebeu destaque o apoio
informacional dado nas redes sociais. Entre as sugestões de melhoria, os discentes requisitaram mais
dados sobre a distribuição de bolsas e recursos, o que foi posteriormente incorporado com mais detalhes
ao site do programa, sobretudo após a implementação de ações afirmativas pela UFC. A respeito da
infraestrutura, foi reconhecida a qualidade da biblioteca, própria do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e
Design, por sua estrutura física e qualidade do acervo. Além disso, a infraestrutura dos laboratórios
também foi identificada como adequada pelos discentes para a condução de suas pesquisas.
Os aspectos de maior destaque positivo entre as respostas dos formulários relacionam-se ao processo
formativo e à atuação docente. Tanto as questões de múltipla escolha quanto os comentários realizados
por discentes e egressos apontaram satisfação com o processo de ensino-aprendizagem e construção do
conhecimento científico, envolvendo atividades diversas como disciplinas, orientações, pesquisas,
publicações e participações em eventos, com ênfase para o conteúdo das disciplinas, o nível de
capacitação dos docentes e o ecossistema de colaboração existente no programa. Seguem alguns dos
depoimentos recebidos nesse sentido:
” A equipe docente e maravilhosa. Durante o mestrado, fui muito bem orientada e acolhida por todos.”
“[O curso proporcionou] O aprendizado da conducao de uma pesquisa academica aprofundada, atentando
ao rigor metodologico, a correta coleta e ao cruzamento de informacoes relevantes.”
” O alinhamento pedagogico entre os professores e sensacional, alem da capacidade tecnica dos
discentes. A metodologia utilizada em cada disciplina tambem parece ser bem coerente com o conteudo.”
Outra questão relevante nos resultados encontrados foi a articulação com a graduação. Os respondentes
matriculados identificaram esse diálogo de forma mais intensa nos grupos de pesquisa, seguindo-se pelos
programas de estágio docência e pela participação em projetos de extensão. Essa relação foi reconhecida
como relevante para a formação profissional, acadêmica e ético-cidadã.
Do ponto de vista da internacionalização, os discentes matriculados relataram envolvimento em
congressos internacionais, participação em disciplinas, palestras ou similares ministradas em língua
inglesa e/ou por pesquisadores internacionais, parcerias em projetos de pesquisa com
instituições/pesquisadores estrangeiros e visitas técnicas/mobilidade acadêmica no exterior. Por outro
lado, 53,57% dos alunos respondentes declararam não ter participado de atividades de
internacionalização. Este é um aspecto que já vem sendo endereçado no último ano, por meio de edital da
contemplação com o edital de internacionalização da FUNCAP, de novas parcerias com instituições
estrangeiras e de estudantes em cotutela no exterior, o que deve possibilitar um aumento no percentual de
estudantes vinculados a alguma atividade de internacionalização
A inserção social, por sua vez, foi novamente identificada como uma força do PPGAU+D. Quando
questionados sobre os benefícios dos produtos do PPG para sociedade, inovação e/ou meio ambiente,
mais de 80% dos discentes matriculados respondentes identificaram-se satisfeitos ou muito satisfeitos, nos
quesitos de melhoria da qualidade de vida da população, fortalecimento das relações humanas, diminuição
das desigualdades sociais, sustentabilidade acessibilidade, inclusão social, criação de novos produtos
e/ou técnicas e desenvolvimento da ciência e tecnologia. Já nos aspectos de desenvolvimento de políticas
públicas, inovação e empreendedorismo, cerca de 70% declararam-se satisfeitos ou muito satisfeitos.
Entre as sugestões de melhorias, foi colocada a implementação de ações afirmativas no processo seletivo,
aspecto já incorporado no último edital de seleção para o programa.
Por fim, a relação entre trajetória acadêmica e profissional pôde ser analisada a partir da avaliação da
inserção dos egressos no mercado de trabalho. 88% dos egressos do mestrado respondentes declararam
estar desenvolvendo atividades profissionais vinculadas à área de formação na pós-graduação, entre as
quais foram citadas: serviço público, pesquisa de doutorado, docência no ensino superior, consultoria e
prática autônoma ou em escritórios. Nesse sentido, mais de 90% os egressos identificaram-se satisfeitos
ou muito satisfeitos com as contribuições das disciplinas e da formação de pós-graduação como um todo
para a formação ética, cidadã e profissional. Identifica-se, assim, a consolidação de uma responsabilidade
em devolver para a sociedade os resultados do aperfeiçoamento proporcionado pelo programa.
O questionário de auto-avaliação dos PPGs da UFC foi aplicado igualmente aos docentes entre 31 de
janeiro e 8 de março de 2024. No âmbito do PPGAU+D, o questionário enviado aos discentes obteve 15
respostas, demonstrando uma adesão bastante significativa.
Os aspectos de maior destaque positivo entre as respostas dos formulários relacionam-se ao processo à
comunicação, ao apoio administrativo e pedagógico da Coordenação. Tanto as questões de múltipla
escolha quanto os comentários realizados pelos docentes apontaram satisfação com o processo de
ensino-aprendizagem e construção do conhecimento científico, envolvendo atividades diversas como
disciplinas, orientações, pesquisas, publicações e participações em eventos, com ênfase para o conteúdo
das disciplinas. Seguem alguns dos depoimentos recebidos no que se refere à indicação de um ponto com
o qual você está satisfeito no seu PPG:
“O empenho de todos os docentes”
“Além de ter uma diversidade de linhas de ação de pesquisa, existem entrelaçamentos em alguns
momentos entre as linhas”
“O PPGAU+D apesar de ser um curso novo, já conseguiu após a sua primeira avaliação plena aprovar um
Curso de Doutorado”
“Os resultados de boa parte das dissertações e o cenário promissor com a recente aprovação do
doutorado”.
Entretanto, a algumas vulnerabilidades foram informadas em relação à infraestrutura e à
internacionalização, conforme os depoimentos:
“A infraestrutura do PPGAU precisa ser bem melhorada no que se refere à infraestrutura e instalações
físicas”
“A qualidade e disponibilidade da infraestrutura dos laboratórios está condicionada à obtenção de recursos
através de projetos de pesquisa aprovados em editais ou atendimento à demandas externas.
Considerando os últimos anos em que os recursos públicos destinados à pesquisa científica, houve
infelizmente uma forte degradação das condições de trabalho em alguns laboratórios”.
“Trabalhar mais parcerias de mestrado/doutorado sanduiche”.
“Participação em publicação científica com pesquisador do exterior”
“Parcerias em projetos de pesquisa com instituições/pesquisadores do exterior”.
A criação do projeto do Doutorado, a sua aprovação favorável pela CAPES e sua execução tem propiciado
um processo permanente de reflexão, autoavaliação e proposição no contexto do PPGAU+D, suscitando
uma reestruturação das estruturas das disciplinas e de sua maior diversidade, desenvolvimento de
pesquisas mais densas e longas, com possibilidades de cotutela ou Doutorado sanduíche, credenciamento
para participação em uma maior gama de chamadas internas e externas a UFC, entre outros aspectos. O
acesso ao Edital de Internacionalização da FUNCAP, por exemplo, foi potencializado pela existência do
curso de Doutorado.
A perspectiva de formação da primeira turma de doutores no final de 2027/início de 2028 será um marco
na trajetória do Programa e permitirá avaliar o alcance de metas e a proposição de novas.
Por fim, as fortalezas e fraquezas supracitadas foram identificadas, debatidas e contempladas no processo
de formulação do Planejamento Estratégico do PPGAU+D (2024-2028) e foram propostos diretrizes e
metas que visam potencializar ou mitigar as questões supracitadas.
ii) Elaboração de metas e objetivos estabelecidos de forma participativa (docentes, discentes,
egressos, técnico-administrativos, e olhar externo) em consonância com as indicações do programa e da
área;
As metas e objetivos do planejamento estratégico estão descritas no item 1.3, organizadas para cada uma
das cinco dimensões do processo de avaliação a ser aplicado no próximo quadriênio.
iii) Definição das ações necessárias para alcançar os resultados pretendidos prevendo meios para a
incorporação destes resultados à melhoria do programa especialmente quanto aos pontos fracos
detectados.
As ações necessárias estão listadas no planejamento estratégico apresentado no item 1.3, associadas às
cinco dimensões de avaliação. Percebe-se que os principais pontos fracos detectados, cuja solução está
ao alcance dos membros do colegiado, associam-se à manutenção das condições iniciais de qualidade e
grau de envolvimento dos docentes, bem como em relação às infraestruturas. Neste sentido, o próprio
processo de construção coletiva do Planejamento Estratégico associado a um processo de autoavaliação
tem trazido resultados bastante tangíveis de construção de uma identidade coletiva em torno do programa
e dos laboratórios de pesquisa entre os seus membros. A rápida resposta em torno da implementação de
algumas ações planejadas ( a criação do Doutorado foi a principal) assim como o constante envio de
membros docentes e discentes de conteúdo para o site do programa, reflete esta coesão interna dos
membros do PPGAU+D no sentido de alcançar os resultados a atingir as metas estabelecidas.
Avaliação PPGAU+D – 2020
Publicamos a seguir um breve resultado do questionário de auto avaliação do programa aplicado aos discentes e egressos em novembro de 2020. Este obteve taxa de resposta de 78% (44 de 56 possiveis respondentes das turmas de 2015 a 2019). O questionário incluiu também questões abertas, com perguntas relacionadas à atuação profissional dos egresso e a qualidade dos componentes curriculares do programa. As respostas foram incorporadas ao processo de planejamento do programa que tem ocorrido periodicamente desde o inicio do ano de 2020.
A avaliação do PPGAU+D, através da coleta das respostas dos discentes e egressos em 2020, visa compreender, entre outras questões relevantes para planejamento e aperfeiçoamento do programa, as amplas possibilidades de impacto desta pós-graduação nos âmbitos econômico e sociocultural, profissional, educacional, artístico e tecnológico. Os resultados, objetivamente, apontam que todas os campos tem sido contemplados pelas atuações do corpo discente a partir da sua formação e pesquisa, concluídas ou em desenvolvimento, com destaque para implicações na profissão (59%), educação (56,4%) e economia, sociedade e cultura (48,7%).
Notoriamente, percebemos através das respostas à primeira pergunta do questionário respondido pelos alunos que a motivação predominante para ingressar no programa tem sido o aperfeiçoamento acadêmico, como possibilidade de carreira profissional. Esta expectativa de progressão pessoal, ainda segundo o posicionamento dos alunos, foi possibilitada pelas vastas experiências proporcionadas pelo programa, tais como disciplinas, orientações, pesquisas, publicações e participações em eventos. Entre as alternativas a serem fortalecidas para aprimorar esta vivência acadêmica, sugeridas pela autoavaliação discente, estão a maior e melhor integração interna, entre as próprias disciplinas do programa, e externa, com os cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Design ou ainda com outros programas de pós-graduação, seja da instituição UFC, seja do país ou de outras nacionalidades.
Outra questão relevante é a dedicação do discente ao programa, verificado como integral apenas na minoria dos depoimentos (27,9%). Isto se deve à insuficiência do número de bolsas disponíveis, que ainda não atende à demanda. Por outro lado, esta informação, aglutinada à constatação de que os alunos continuam a exercer suas atividades profissionais durante o curso, indica que a acomodação entre academia e prática profissional é uma demanda atual e também uma oportunidade de integração para o enriquecimento do conhecimento.
As respostas do alunado apontam outro achado fundamental: a responsabilidade em devolver para a sociedade os resultados do aperfeiçoamento proporcionado pelo programa. Depoimentos constatam a formação de uma consciência discente do papel do mestre em Arquitetura, Urbanismo e Design em promover cidades mais justas e desenvolver a responsabilidade social do profissional. Essa promoção, segundo os alunos, poderá ser alcançada por oportunidades diversas conquistadas como consequência do mestrado, que compreendem desde as próprias temáticas pesquisadas à atuação acadêmica e profissional.
Aperfeiçoar o programa exigirá o entendimento de que ciência é uma atividade em grupo, uma produção coletiva e social não só de indivíduos da pós-graduação, mas também da graduação e das esferas de atuação prática. Integração e envolvimento, portanto, são apontadas pelos alunos como estratégias para crescimento científico, que, por sua vez, não só atenderá à expectativa inicial do docente de seguir uma carreira acadêmica, mas ampliará o seu horizonte para atuar em outras searas, como um profissional qualificado, consciente da sua relevância no fomento do direito à cidade e habilitado a equacionar os seus desafios como um bom cientista.