Prof. Romeu Duarte participará do ArquiMemória 6 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado

Data de publicação: 20 de fevereiro de 2024. Categoria: Eventos

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA), o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e o Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE)  da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) estão organizando o ArquiMemória 6 – Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado. Tendo como tema central “Democracia, diversidade e reconstrução”, o evento será realizado em Salvador entre os dias 5 e 8 de novembro de 2024.

Este evento dá continuidade às edições realizadas, também pelo IAB-BA, PPG-AU/FAUFBA e MP-CECRE/FAUFBA, em 2008, 2013 e 2017. Neste ano, o ArquiMemória 6 aprofundará o debate sobre democracia, direitos humanos e o respeito à diversidade em suas múltiplas expressões, focando a possibilidade de resgate e fortalecimento de bens culturais, materiais e imateriais, destruídos, comprometidos ou enfraquecidos por ações bélicas e políticas de cunho antidemocrático e antissocial.

Além disso, deve-se destacar que o ArquiMemória 6 se realizará no ano em que se celebram os 60 anos da Carta de Veneza e os 30 anos da Conferência de Nara sobre autenticidade, propondo-se, ainda, a promover reflexões sobre a relevância destes documentos que fundamentaram o olhar sobre o patrimônio edificado nas últimas décadas, bem como a sua aplicabilidade nos mais diversos contextos culturais hoje.