“Design Ativo: como as cidades podem promover saúde e inclusão”, por Ciro Férrer H. Albuquerque – PPGAU+D/UFC
Data da publicação: 17 de dezembro de 2024 Categoria: Revistas/Periódicos
Nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, o aluno de mestrado Ciro Férrer H. Albuquerque publicou o artigo intitulado “Design Ativo: como as cidades podem promover saúde e inclusão”, na plataforma on-line Caos Planejado. A temática contempla estratégias que visam incentivar o movimento e a atividade física no cotidiano das pessoas por meio da gestão do planejamento do espaço urbano. Questões como Acessibilidade urbana, Inclusão, Saúde Mental e Envelhecimento Humano são mencionadas e articuladas no artigo.
O Design Ativo, conforme o artigo, “[…] propõe facilitar o movimento humano no cotidiano, promovendo saúde física, mental e social. Para isso, diretrizes como as elaboradas no documento Active Design Guidelines: Promoting Physical Activity and Health in Design, da cidade de Nova York, servem de referência na criação de ruas, edificações e espaços urbanos acessíveis e inclusivos. Além disso, o documento converge com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e do Ministério das Cidades, que enfatizam tanto os transportes públicos quanto os deslocamentos ativos” (Caos Planejado, 2024).
A plataforma on-line Cao Planejado caracteriza-se por um projeto sem fins lucrativos, mantido pelo Instituto Vida Urbana, com objetivo de difundir conteúdo de excelência sobre urbanismo em linguagem e formato acessíveis. O conteúdo publicado é produzido por uma rede de colaboradores voluntários que acreditam no potencial do projeto em transformar as cidades brasileiras.
O aluno de mestrado Ciro Albuquerque pertence ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design (PPGAU+D/ UFC), orientado pela docente Zilsa Santiago, na Linha de Pesquisa de Planejamento Urbano e Direito à Cidade.
O conteúdo pode ser acessado gratuitamente no link: https://caosplanejado.com/design-ativo-como-as-cidades-podem-promover-saude-e-inclusao/