Trabalhos da Profa Zilsa Santiago e seus orientandos estão entre os melhores artigos do ENEAC-2020
Data da publicação: 9 de fevereiro de 2021 Categoria: Eventos, PrêmiosProfessora Zilsa Santiago e seus orientandos Manuela Castro e Plinio Silveira participam do VIII ENEAC 2020 e estão entre os melhores artigos, participando assim, da composição do livro do evento com dois artigos: 1. Hotéis executivos acessíveis: estudo comparado de dois hotéis em Fortaleza-Brasil e 2. Acessibilidade no campus universitário brasileiro: um estudo de caso do campus do Pici/Universidade Federal do Cear
RESUMO 1: Nos últimos vinte anos, Fortaleza tornou-se destaque no país como uma das cidades mais procuradas para o turismo de lazer. Belas praias e sol durante o ano todo sempre foram os principais fatores que atraíram os turistas para a capital do Ceará; lotando seus hotéis à beira-mar. Porém, o mercado executivo também começou a crescer na cidade por meio de grandes eventos em diversos ramos. Fortaleza passou a ser uma cidade de negócios, necessitando de novos empreendimentos voltados para a hospedagem deste público específico que não tem como único objetivo o turismo de lazer. Assim, o presente artigo tem como finalidade a avaliação de dois novos hotéis executivos localizados em Fortaleza e a sua acessibilidade física; pois, ao serem edificações construídas recentemente, espera-se que apresentem um desenho acessível para os hóspedes. PALAVRAS-CHAVE: Hotéis, acessibilidade, avaliação pós-ocupação.
RESUMO 2: Um novo cenário, no que tange à inclusão, se apresenta com a sanção da Lei nº 13.409 de 28 de dezembro de 2016 que estabelece reservas de vagas para pessoas com deficiência nos cursos de nível superior das instituições federais, repercutindo em um considerável aumento destas matrículas. Neste contexto, a presente pesquisa questiona se os espaços destas instituições estariam preparados para receber estes estudantes. A pesquisa se insere na temática da acessibilidade espacial em espaços universitários, tendo como estudo de caso o campus universitário do Pici na UFC, situado em Fortaleza, com objetivo de avaliar a infraestrutura e seus rebatimentos no acolhimento de estudantes com deficiência. A pesquisa de campo fundamenta-se em metodologias empíricas e qualitativas sob três diferentes perspectivas: “Walktrough exploratória” (RHEINGANTZ et al, 2009) por meio da observação do campus, “Avaliação técnico-funcional” (ORNSTEIN, ROMERO 1992) com base nos parâmetros estabelecidos na NBR9050/2015, NBR16537/2016, Decreto 5.296/2004, entre outros, e por fim, “Passeio acompanhado” (DISCHINGER, 2000) a partir da percepção de estudantes com deficiência. Os resultados apresentam a atual conjuntura de uma IFES diante dos desafios para garantir o acesso destes estudantes e algumas recomendações para reforma e construção de campi acessíveis. PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade; Espaços universitários; Universidade Federal do Ceará; Lei de cotas.