O LoCAU promove o I Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br]

Data de publicação: 27 de junho de 2024. Categoria: Eventos

O Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização [LoCAU], vinculado ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design [PPGAU+D] da Universidade Federal do Ceará [UFC], promoverá, em formato presencial, o I Seminário Arquiteturas Contemporâneas no Brasil [arq.con.br], com o tema FRONTEIRAS HÍBRIDAS, a ser realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil de 01 a 04 de abril de 2025.

Essa primeira edição do evento surgiu do envolvimento de uma rede de professores[as]/pesquisadores[as] em torno do tema da arquitetura contemporânea no Brasil, que já resultaram, coletivamente e individualmente, em publicações em periódicos, anais, livros e participação em fóruns e debates. A rede agrega pesquisadores[as] nacionais, provenientes de Universidades das cinco regiões do Brasil [UFC, UFMG, UFRN, UFPB, UFPE, UFAL, UFAM, UnB, USP e UFRGS], que têm se dedicado, à luz de uma perspectiva teórica, histórica e crítica, mas sobretudo da prática projetual, à pesquisa e produção de conhecimento sobre a diversidade das manifestações da arquitetura contemporânea.

A discussão sobre as arquiteturas contemporâneas no Brasil tem se revelado ainda de modo disperso: no ensino da arquitetura [disciplinas de graduação e pós-graduação], em pesquisas [teses, dissertações, monografias], em exposições, em periódicos e magazines, em escassos eventos e, de forma mais rarefeita, nos meios de comunicação de massa. É patente a criação de fóruns de discussão que busquem criar, agregar e sistematizar possíveis chaves de interpretação sobre o assunto, face à sua abrangência e complexidade.

Assim, pretende-se que o I Seminário [arq.con.br] seja pioneiro e atue como lócus privilegiado para o debate acadêmico e profissional, estabelecendo uma agenda permanente sobre as arquiteturas contemporâneas no Brasil, com perspectivas de acolher ensaios e pesquisas, mas também Experiências Projetuais|Obras.

Público-alvo: professores, estudantes, estudiosos, pesquisadores e profissionais de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional e áreas afins.

Email:  arq.con.br_2025@daud.ufc.br

Site: https://www.even3.com.br/i-seminario-arquiteturas-contemporaneas-no-brasil-arqconbr-464291/