Os professores Romeu Duarte (PPGAU+D-UFC) e Mario Fundarò (DAUD-UFC) elaboram instrução que pede o tombamento e registro da casa de candomblé Ilè Igbá Asè Possun Azir
Data da publicação: 7 de março de 2022 Categoria: Sem categoria
Os professores Romeu Duarte e Mario Fundarò, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará, atendendo à solicitação da comunidade do Ilè Igbá Asè Possun Aziri, terreiro de candomblé no bairro do Dendê, em Fortaleza, coordenaram a elaboração da instrução que pede o tombamento e registro dessa que é considerada a mais antiga casa de candomblé do Estado. “Uma vez tombada e registrada, será a primeira manifestação do candomblé em nossa terra a ser protegida, o que colocará o Ceará no mapa dessa expressão no Brasil”, ressalta o Prof. Romeu.
O documento será encaminhado, nesta sexta-feira (25), para apreciação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (IPHAN-CE), da Secretaria da Cultura do Estado (SECULT), e Secretaria da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR). O trabalho resulta de um esforço que uniu pesquisa e extensão, através de dois laboratórios do DAUD: o Atelier de Patrimônio Cultural, coordenado pelo Prof. Romeu, e o CANTO – Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo, sob coordenação do Prof. Mario.