gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design

Participação da Profa. Zilsa Santiago no ENEAC 2024

Data da publicação: 19 de setembro de 2024 Categoria: Eventos

Participação da professora Zilsa Santiago (PPGAU+D/UFC), da mestranda – Ana Luiza Bezerra Guerreiro (PPGAUD/UFC), além de alunas da Graduação de Arquitetura/UFC – Raquel Bandeira e Stefani Aguiar no ENEAC 2024 – X ENCONTRO NACIONAL DE ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO E XI SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ACESSIBILIDADE INTEGRAL de 11 a 13 de setembro no CENTRO CULTURAL e EXPOSIÇÕES RUTH CARDOSO, JARAGUÁ, MACEIÓ-AL.

• Mesa Redonda 1 – “Acessibilidade e turismo em cidades litorâneas” com as Professoras Zilsa Santiago (PPGAUD/UFC); Adriana Brambilla (Turimo UFPB); Valéria Goia Teixeira (IFAL) mediada pela Professora Morgana Duarte Cavalcante (UFAL).

• 9 artigos apresentados em sessões orais:

1. (831786) “Neurourbanismo Aplicado às Cidades Longevas: proposições para Ambientes Enriquecidos em prol do Envelhecimento Saudável”. Ciro Ferrer Herbster Albuquerque, Zilsa Santiago. Apresentador: Zilsa Santiago
  2. (826653) “Arquitetura Neurodiversa para mentes disruptas: contribuições da Neurociência para projetos salutogênicos e inclusivos no ambiente de trabalho”. Ciro Ferrer Herbster Albuquerque. Apresentador: Zilsa Santiago.
  3. (824091) “ Arquitetura Hospitalar Responsiva à Neurodiversidade: repensando o ambiente construído em função da diversidade sensorial infantil”. Ciro Ferrer Herbster Albuquerque. Apresentador: Zilsa Santiago.
  4. (824221) “Acessibilidade e Inspeção Predial: um estudo de caso em edificação assistencial à saúde (EAS) em Fortaleza-CE”. Zilsa Santiago; Joanne A. X. Rodrigues; Synara M. O. Pereira; Isabella Cantal; Rafael A. Silveira. Apresentador: Zilsa Santiago.
  5. (830684) “Como os ambientes certificam a acessibilidade do edifício: um estudo de caso da Biblioteca estadual do Ceará – BECE”. Zilsa Santiago; Letícia Torquato de Menezes. Apresentador: Zilsa Santiago.
  6. “Neurourbanismo e Saúde Mental: uma revisão integrativa acerca das variáveis ambientais que influenciam a pessoa idosa na cidade”. Ciro Ferrer Herbster Albuquerque; Zilsa Santiago. Apresentador: Zilsa Santiago.
  7. (830684) “Acessibilidade em espaços livres: o Parque Adahil Barreto em Fortaleza, Ceará”. José Erick Duarte de Almeida, Zilsa Santiago. Apresentador: Zilsa Santiago.
  8. (827280) “Método de Análise da qualidade do espaço urbano: Parque Linear Rachel de Queiroz”. Ana Luiza Bezerra Guerreiro, Raquel Bandeira, Francisco José Monte Uchoa Júnior, Jackeline de Araújo Silva, Zilsa Santiago. Apresentador: Ana Luiza B. Guerreiro
  9. “Turismo Acessível: estudo de caso da barraca órbita blue em Fortaleza” MARIA, Raquel Bandeira Maia de ; SILVA, Jackeline de Araújo da ; BEZERRA GUERREIRO, Ana Luiza ; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto. Apresentador: Raquel Bandeira.

• 2 posteres apresentados, produtos da Disciplina de Desenho Universal da graduação e Estágio Docente da mestranda Ana Luiza Guerreiro com alunos da graduação:
  1. Acessibilidade em edificações de hotelaria: análise técnica comparativa em hotéis de Fortaleza. ALMEIDA, João Eudmar Dimitri Pereira de; SILVA, João Pedro Peixoto; BARBOSA, Katherine Almeida Monteiro; BEZERRA GUERREIRO, Ana Luiza; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto;
  2. Acessibilidade na estrutura física de barracas de praia: análise da barraca nossa praia, em Fortaleza. UCHOA JÚNIOR, Francisco José Monte; AGUIAR, Stefani dos Santos; BEZERRA GUERREIRO, Ana Luiza; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto; ROLIM, Letícia Karine Leite
  • Participação no Lançamento de livros com o livro: “Caminhos Invisíveis: a deficiência visual e a cidade” de autoria de Raquel Morano e Zilsa Santiago.

Ainda teve a premiação de melhor artigo do ENEAC 2024 do Plinio Silveira, egresso do PPGAUD, atualmente no doutorado da UFRN.