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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design

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Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico PPGAU+D (2025-2028) – Arquivo Completo

O Planejamento Estratégico do PPGAU+D (2025-2028) foi construído de forma colaborativa entre os
membros do colegiado do Programa e a comunidade envolvida a fim de refletir sobre o estado atual do
PPGAU+D, seus desafios e oportunidades. Assim, o atual plano tem como base a visão do Programa,
expressa nestes momentos de reflexão coletiva, nos resultados da avaliação junto ao corpo discente, da
auto avaliação com docentes, discentes e egressos. Possui ainda como referência o documento de área
AU+D da CAPES, a ficha de avaliação dos programas da CAPES Área 29 (Arquitetura, Urbanismo e
Design), as tendências observadas nos modelos de avaliação CAPES através do Plano Nacional de Pós-
Graduação da CAPES, os dados do programa atualizados na Plataforma Sucupira, a avaliação do
programa realizada pela CAPES no quadriênio anterior (2017/2021), a Avaliação Institucional da Pós-
Graduação na UFC, além Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC vigente.

A elaboração do Planejamento Estratégico do PPGAU+D para o período de 2025 a 2028 foi elaborado na
base de um processo metodológico embasado em três fases: Analise Ambiental (ou diagnóstico), Analise
Critica, Desenvolvimento estratégico.
O método se embasou no modelo participativo, envolvendo em diferentes momentos, docentes, discentes
e técnicos/administrativos. Cada etapa foi planejada para assegurar qualidade, transparência e
participação ativa das partes interessadas, garantindo que o documento refletisse as necessidades do
programa e estivesse plenamente alinhado às diretrizes institucionais e ao Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI) da UFC.
A fase de elaboração consistiu na realização de reuniões estratégicas para revisar e definir os referenciais
estratégicos do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) – 2025-2028 do PPGAU+D. O processo
adotou uma abordagem estruturada baseada no processo participativo mais amplo possível, a análise
documental e ambiental, garantindo que o planejamento estivesse alinhado às diretrizes institucionais da
UFC e às necessidades do programa. Para compreender melhor o contexto e as demandas da
PPGAU+D/UFC, foram utilizadas ferramentas estratégicas complementares: Matriz SWOT, também
chamada, em português, de matriz FOFA e Ciclo PDCA. (Plan: Planejar; Do: Fazer, executar; Check:
Checar, verificar, mensurar; Act: Agir).
O FOFA pretende identificar os pontos fortes e oportunidades e os pontos fracos e ameaças de forma
sistêmica, para análise de cenários, a fim de avaliar e compreender a atual situação do Programa,
buscando as melhores estratégias para sua melhoria.
A Matriz SWOT/FOFA foi aplicada a cada um dos 5 Critérios CAPES, ao saber: i) Formação discente, ii)
Produção de conhecimento e pesquisa, iii) Cultura da inovação e propriedade intelectual, iv) Impacto
Social e v) Internacionalização.
O processo foi conduzido por uma Comissão designada em reunião do Colegiado e é composta pelo
Coordenador, Vice coordenador, representantes das três linhas de pesquisa, representação discente e o
secretário do Programa. A partir das reuniões internas da Comissão, das reuniões de Colegiado, dos
Seminários promovidos pela PRPPG, das dinâmicas e encontros presenciais com a comunidade do
Programa, vários aspectos e fases do planejamento foram discutidos, na busca de norteadores para o
planejamento para o próximo quadriênio, em consonância com as diretrizes de planejamento da UFC para
a pesquisa e pós-graduação.
O Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC em vigência, que abrange os anos de 2023 a 2027,
disponível em https://pdi.ufc.br/pt/inicio/

Tomou-se como referência os seguintes objetivos estratégicos presentes no PDI da UFC:
Objetivo Estratégico 1: Aprimorar a formação discente está contemplada a avaliação dos cursos de pósgraduação
no âmbito da UFC.
Objetivo Estratégico 2: Destacar-se, nacional e internacionalmente, pelo desenvolvimento da ciência,
tecnologia, inovação e empreendedorismo, estão contempladas ações para Aprimoramento da pesquisa
na UFC e Inovação tecnológica.
Objetivo Estratégico 3: Fortalecer a extensão universitária na UFC.
Objetivo Estratégico 4: Fortalecer a cultura, a memória e o patrimônio cultural da UFC.
Objetivo Estratégico 11: Contribuir para as condições necessárias à inclusão, à permanência e ao
desenvolvimento dos discentes visando a uma formação de excelência.

Atualmente, o PPGAU+D adota a seguinte visão de futuro:
Consolidar-se como um Programa de formação avançada (Mestrado e Doutorado) com o intuito de elevar
o nível intelectual, crítico e inventivo do profissional egresso, preparando-o para formulação de
diagnósticos, abordagens e soluções relativas à produção do espaço urbano e arquitetônico, articulando a
realidade local/regional à nacional e internacional, permitindo o diálogo e o intercâmbio acadêmico, cultural
e artístico interinstitucional e mantendo um fluxo contínuo de produção e divulgação de conhecimento
qualificado capaz de propor interpretações, representações e intervenções consistentes, coerentes e
propositivas para a problemática da urbanização, do urbanismo, da arquitetura e do design, relacionando
as idiossincrasias do seu campo disciplinar às outras áreas do conhecimento.
Estes objetivos do PDI/UFC apontam para uma certa convergência com as percepções dos membros
docentes e discentes do PPGAU+D sistematizada na Matriz FOFA presentes na sua totalidade no
documento do Planejamento Estratégico do PPGAU+D (2025-2028) anexo na Plataforma Sucupira.

DIMENSÃO 01 – FORMAÇÃO DISCENTE
Forças
Aderência das linhas de pesquisa aos cursos de graduação;
Pertinência dos temas das disciplinas para as pesquisas;
Contribuição positiva dos orientadores na formação dos orientandos;
Diversidade de origem e formação dos ingressantes;
Alto envolvimento dos discentes da arquitetura;
Satisfação dos egressos;
Qualidade da biblioteca e acervo;
Existência de políticas afirmativas.

Fraquezas
Pouca diversidade de disciplinas e formatos;
Representação insuficiente de disciplinas de design na grade curricular
Aumento da evasão discente;
Carência de espaços de estudo;
Frágil incorporação dos resultados das avaliações nas disciplinas;
Relatório de Dados Enviados do Coleta
06/10/2025 16:49:03 24
Falta de uma política de credenciamento para ingresso de professores no programa

Oportunidades
Condições institucionais favoráveis ao aumento de diversidade de disciplinas e formatos;
Participação em editais de prof. visitante e de bolsistas pós doc.;
Consolidação do curso como referência regional em pesquisa no campo de Arquitetura, Urbanismo e
Design;
Consolidação das políticas afirmativas;
Grande oferta de atividades de formação em outros programas da UFC;
Estabelecimento de parcerias com docentes de outros programas da UFC.

Ameaças
Desconhecimento da comunidade sobre o potencial na área de pesquisa em Arquitetura, Urbanismo e
Design;
Poucas oportunidades de financiamento com foco específico em Arquitetura, Urbanismo e Design em
contexto regional

DIMENSÃO 02 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E PESQUISA

FORÇAS
Participação em redes de pesquisas nacionais e internacionais;
Crescente impacto científico da produção do PPGAU+D;
Diálogo com outros campos disciplinares como Geografia, História, Engenharia;
Corpo docente com formação contínua em nível de pós-doutorado;
Aumento do número de docentes bolsistas de produtividade;
Interação entre graduação e pós-graduação;
Participação de professores visitantes de outros programas;
Aumento da aprovação de projetos de pesquisas coordenados pelos docentes do programa
Aumento do número de professores e consequente aumento do universo de pesquisa

FRAQUEZAS
Desequilíbrio entre a quantidade de professores em cada linha;
Comunicação sobre a gestão e aproveitamentos dos recursos existentes (bolsas, PROAP);
Baixa interação entre os projetos de pesquisa das diferentes linhas do programa
Desequilíbrio na submissão de projetos para captação de bolsas em editais por parte do corpo docente;
Baixo acesso a bolsas para alunos que se enquadrem nos critérios para as ações afirmativas.
Escassez de bolsas para mestrado e doutorado.

OPORTUNIDADES
Oportunidades de inserção dos discentes egressos em outros grupos de pesquisa; Impactos sociais das
pesquisas;
Elaboração de processos de pesquisa que envolvam a graduação e a pós-graduação nos laboratórios;
Elaboração de processos de pesquisa que envolvam a graduação e a pós-graduação nos laboratórios;
Elaboração de disciplinas que integrem as linhas de pesquisa do PPGAU+D;
Relatório de Dados Enviados do Coleta
06/10/2025 16:49:03 25
Existência de uma conjuntura favorável ao desenvolvimento de pesquisas;
Ampliação das interações de pesquisas com outras instituições locais e regionais favorecida pela condição
de IAUD.

AMEAÇAS
Riscos de falta de manutenção e atualização da infraestrutura existente;
Política de bolsas dependendo da política e econômica federal.

DIMENSÃO 03 – CULTURA DA INOVAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL

FORÇAS
Rica e diversa produção cultural e técnica de docentes e discentes do PPGAU+D: exposições, projetos
arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, artefatos, planos, audiovisual – vocação para inovação cultural
e ambiental do programa
Corpo docente com formação recente e atualizado em relação aos novos meios de representação na área
de Arquitetura, Urbanismo e Design
Expertise no uso de novas tecnologias
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nas pesquisas
Alto grau de interação entre a graduação e a pós-graduação por meio de ações de extensão, PIBIC,
PIBITI, PID, estágio docência
Crescente impacto científico da produção do PPGAU+D: publicação de livros e capítulos de livros por
docentes, premiação de dissertações defendidas no programa, presença em congressos nacionais e
internacionais da área
Criação do doutorado e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design (IAUD)

FRAQUEZAS
Baixa regularidade na publicação em periódicos e em língua inglesa, o que dificulta a visibilização da
produção científica para além do contexto regional
Descontinuidade de pesquisas
Falta de comunicação das produções técnicas e culturais
Pouca diversidade na oferta de disciplinas, vinculada a uma sobrecarga dos docentes com as atividades
da graduação e à presença incipiente de discentes de design
Carências na infraestrutura: acesso à internet no IAUD e a alguns portais de periódicos pagos

OPORTUNIDADES
Grande vocação da área AU+D para iniciativas de inovação sociocultural e ambiental
Ambiente institucional favorável ao desenvolvimento de pesquisa científica: editais internos
PIBIC/PIBITI/PID; editais de órgãos públicos; oportunidades de pesquisa interdisciplinar; apoio à pesquisa
extensionista; edital de internacionalização da Funcap)
Interação com redes de pesquisadores nacionais e internacionais
Proximidade com equipamentos culturais da UFC: Editora UFC; Rádio Universitária; MAUC; Casa Amarela
Eusélio Oliveira
Convites para ações e participações em projetos

AMEAÇAS

Recursos reduzidos para participação em eventos e para publicação em periódicos internacionais de
acesso aberto
Aumento da exigência de submissão das pesquisas envolvendo seres humanos ao Comitê de Ética e
ausência de um comitê específico para as pesquisas em ciências humanas e sociais aplicadas
Morosidade na avaliação de artigos em periódicos nacionais, na formalização de acordos e convênios
internacionais e na submissão de processos de patentes
Riscos de falta de manutenção e atualização da infraestrutura existente

DIMENSÃO 04 – IMPACTO SOCIAL

FORÇAS
Proximidade em relação aos equipamentos culturais da UFC e outras infraestruturas.
Possibilidade de impacto artístico, cultural e social
Articulação com práticas extensionistas: indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão
implementada no curso.
Interesse do corpo docente e discente pelo desenvolvimento de pesquisas com impacto social.
Capacidade de organização devido ao número reduzido de turmas, curso relativamente novo
Maior autonomia na gestão e nas condutas com a fundação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo.
Abertura do curso de doutorado e possibilidade de realização de pesquisas com maior permanência,
articulação e impacto social.
A seleção de projetos de pesquisa do programa inclui critério de avaliação da relevância social.
Impacto do mestrado e doutorado acadêmicos na formação de futuros docentes
Formação e articulação com movimentos sociais que se relacionam com a universidade.
Pesquisas e ações de observação da cidade e incidência política em prol da justiça socioambiental e
territorial, acessibilidade e inclusão no contexto regional
Desenvolvimento de tecnologias sociais e outras inovações de relevância social, cultural e tecnológica
presentes no programa.

FRAQUEZAS
Necessidade de aprimoramento nos critérios de seleção e transparência das políticas afirmativas.
Comunicação com a sociedade em geral, com pouca publicização fora do meio acadêmico/ grupos
diretamente envolvidos.
Desafio em documentar e registrar o impacto social da pós-graduação(mapeamento da atuação dos
egressos, etc)

OPORTUNIDADES
Buscar a relevância social integrada à internacionalização e à inovação, valorizando todas as partes
envolvidas na pós-graduação.
Pluralidade do corpo discente com a implementação contínua das políticas afirmativas.
Multiplicação do impacto por meio da formação de futuros docentes com uma formação sólida e crítica
para o ensino de arquitetura, urbanismo e design.
Atuação dos egressos no mercado e nas instituições no campo da arquitetura, urbanismo e patrimônio.

AMEAÇAS

Isolamento da universidade e desafios na construção de um diálogo eficaz entre a universidade e
comunidade.
Desafios estruturais e institucionais relacionados à comunicação e publicização dos conhecimentos
produzidos.

DIMENSÃO 05 – INTERNACIONALIZAÇÃO

FORÇAS
Mobilidade crescente (alunos, docentes e pesquisadores)
Participação em aumento em eventos e congressos internacionais
Existem professores interessados
Existem discentes interessados
Produção científica/pesquisa de alto interesse
Existem diálogos internacionais ativos
Desenvolvemos pesquisas interessantes
Território interessante de estudo/intercâmbio

FRAQUEZAS
Participação esporádica de docentes e discentes em comitês técnicos e associações int.
Participação exígua de membros internac. Nas bancas
Baixa participação/envolvimento na cooperação internacional universitária ligados ao desenvolvimento
científico, cultural e tecnológico
Falta estratégia sistemática de Acordo de cooperação com Universidades fora do Brasil
Poucas publicações internacionais
Fase inicial de experiências de doutorado em cotutela e sanduíche
Poucas experiências de “interclasses”
Participação esporádica em grupos de pesquisas internacionais
Atração burocratizada de estudantes internacionais (sul-sul)
Competência em leitura em línguas estrangeiras, com limitações na fluência escrita e oral.
Desequilíbrio da participação docente nas ações internacionais
Baixo conhecimento sobre cooperação internac. Universitária
Infra estruturas deficitárias (ex. Videoconferência)
Baixa informação e divulgação

OPORTUNIDADES
Existência editais (nacionais e internacionais)
Existência e proximidade das Casas de cultura UFC (cursos línguas)
Boa possibilidade de colaborações com outros PPGS para ações de internacionalização.
Existência um network docente e discentes
Brasil Ceará territórios de interesses de pesquisas
Existência PROINT

AMEAÇAS
Cortes de gastos na educação (financiamentos nacionais e internacionalização)
Instabilidade crescente da política mundial
Aumento protecionismo intelectual
Interesse na política internacional da UFC ligado a situação econômica e política do país

A partir do diagnóstico situacional, o PE visa propor projetos/ações a serem realizadas pela PPGAU+D
que irão contribuir para a estratégia institucional por meio do aprimoramento da avaliação dos
Quesitos/Dimensões da CAPES.Nesse ponto foram estabelecidos os objetivos estratégicos para o desdobramento de iniciativas no
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, alinhados ao contexto da
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com vistas a atender às
diretrizes institucionais e contribuir para o fortalecimento da área.
O PDU do PPGAU+D/UFC se relaciona com os Quesitos da CAPES e com os Objetivos específicos doPDI/UFC

DIMENSÃO 1 – FORMAÇÃO DISCENTE

Objetivo estratégico do PDI (UFC): Aprimorar a formação discente e Contribuir para as condições
necessárias à inclusão, à permanência e ao desenvolvimento dos discentes visando a uma formação de
excelência.
Objetivo da PPGAU+D: – Fomentar a formação continuada e avançada de arquitetos e urbanistas,
designers e profissionais de áreas afins, qualificando-os como futuros docentes e pesquisadores
capacitados para atuar com excelência em instituições públicas ou privadas de ensino, pesquisa, cultura,
planejamento, gestão e projeto;
– Fortalecer a interação com os cursos de graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design
(Arquitetura e Urbanismo e Design), por intermédio dos programas de iniciação científica, laboratórios e
grupos de pesquisa, aproximando o aluno de graduação da pesquisa realizada na universidade e
fomentando a demanda por estudos de pós-graduação.
Resultados esperados: i) Participação em redes de pesquisas nacionais e internacionais aumentada; ii)
Diversificação das redes de pesquisas nacionais e internacionais já existentes aumentada. iii) Quantidade
de publicações aumentada; iv) Quantidade de citações e impactos aumentada. vi) Parcerias e intercâmbio
com outros PPGs/IESs fortalecidos.
Ação: i) Revisão constante do currículo, ii) adequando-o às demandas da área com foco na divulgação da
informação (seminários e workshop internos), iii)fomento das bolsas de apoio aos estudantes, fomento
políticas afirmativas (docentes e discentes), iv) fomento programas de apoio aos estudantes, v) plano de
desenvolvimento físico das infraestruturas PPGAU+D, vi) estabelecer parcerias com outros PPGs da UFC;
vii) Assinar acordos de cooperação com PPGs de outras IES.
Indicadores quantitativos: i) taxa de desistência, ii) tempo para titulação, iii) n. de discentes provenientes
de programas afirmativos, iv) condições físicas das infraestruturas
Indicadores qualitativo: Nível de satisfação de docentes e discentes sobre o Programa e adequação do
currículo.
Meta: diminuir desistências do 50%, regulamentar o tempo de titulação,

Período: 2025-2028
Responsável: Docentes Permanentes e Colaboradores; Coordenação do PPGAU+D.

 

DIMENSÃO 2- PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO/PESQUISA

Objetivo estratégico do PDI (UFC): Destacar-se, nacional e internacionalmente, pelo desenvolvimento da
ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo e Fortalecer a extensão universitária na UFC.
Objetivo da PPGAU+D: Estabelecer articulações entre ensino, pesquisa e extensão, através da área de
concentração, das linhas de pesquisa, das disciplinas oferecidas e dos projetos desenvolvidos pelos
docentes e discentes de forma coerente e integrada;
Resultados esperados: i) Participação em redes de pesquisas nacionais e internacionais aumentada; ii)
Diversificação das redes de pesquisas nacionais e internacionais já existentes aumentadas, iii) Quantidade
de publicações aumentada; iv) Quantidade de citações e impactos aumentada. V) Sinergias entre ensino,
pesquisa e extensão aumentadas.
Indicadores quantitativo: i) Indicadores de Produção Científica de plataformas como por exemplo QUALIS,
ii) participação em redes de pesquisadores (nacionais e/ou internacionais), iii) n. de projetos de pesquisas,
iii) publicações, iv) Bolsas, v) seminários e workshop de divulgação da produção científica, vi) seminários e
workshop de formação e informação interna do Programa
Indicadores qualitativo: i) Qualidade produção e pesquisa; ii) Avaliações do Programa positivais, iii) Bem
estar dos discentes, docentes e técnicos administrativos; iv) Avaliações externas do Programa positivais.
V) Nível de satisfação dos discentes.
Período: 2025-2028
Meta: Atingir 80% do corpo docente bolsista de produtividade do CNPq; consolidar 80% das publicações A
e B Qualis;
Responsável: Docentes Permanentes e Colaboradores; Coordenação do PPGAU+D.

DIMENSÃO CAPES: 3. Cultura da inovação e propriedade intelectual

Objetivo estratégico do PDI (UFC): Destacar-se, nacional e internacionalmente, pelo desenvolvimento da
ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo e Fortalecer a cultura, a memória e o patrimônio
cultural da UFC.
Objetivo da PPGAU+D: Contribuir para a mitigação dos problemas relativos ao processo desigual de
produção do espaço urbano e arquitetônico, por meio de uma perspectiva teórica, histórica e científica, se
valendo das inovações tecnológicas digitais e do design da informação;
Resultados esperados: Divulgação da produção de inovação do programa aumentada. ii) Robustez e
continuidade no desenvolvimento das pesquisas. iii) Maior difusão de conhecimentos técnico-científicos no
programa. iv) Maior variedade de disciplinas oferecidas e integração entre o conteúdo das pesquisas e as
atividades didáticas.
Ação: i) Criar o periódico do programa; ii) Promover exposições no MAUC; iii) Manter a promoção anual do
Seminário de Pesquisa do PPGAU+D; iv) Promover Seminários ou workshop temáticos sobre a
inovação/novas tecnologias do Programa. v) Submeter projetos de pesquisa na graduação (PIBIC, PIBITI
PID etc) vinculados a pesquisas de pós-graduação em desenvolvimento. vi) Promover workshops de
escrita científica; vii) Promover workshops de escrita científica em inglês; vii) Intensificar a publicação de
sínteses das pesquisas em coletâneas.
Indicadores quantitativo: i) Indicadores de Produção Científica de plataformas como por exemplo QUALIS.
Ii) número de seminários e workshop organizados, iii) número de projetos de pesquisas realizadas, iv)
condições físicas das infraestruturas
Indicadores qualitativo: i) Qualidade produção e pesquisa; ii) Avaliações do Programa positivais, iii) Bem
estar dos discentes, docentes e técnicos administrativos; iv) Avaliações externas do Programa positivais.
V) Nível de satisfação dos discentes.
Período: 2025-2028
Meta: Atingir 80% do corpo docente bolsista de produtividade do CNPq; consolidar 80% das publicações
Qualis A e B;
Responsável: Docentes Permanentes e Colaboradores; Coordenação do PPGAU+D.

DIMENSÃO 4 – IMPACTO SOCIAL

Objetivo estratégico do PDI (UFC): Destacar-se, nacional e internacionalmente, pelo desenvolvimento da
ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo
Objetivo da PPGAU+D: Incentivar a articulação entre a universidade e a sociedade, compartilhando
reciprocamente saberes e competências com instituições públicas e privadas voltadas para o
planejamento, gestão, informação, intervenção e desenvolvimentos de projetos (urbanos, arquitetônicos e
artefatos);
Resultados esperados: Sinergias entre pesquisa e extensão aumentadas; ii) Indicadores de Impacto
social.
Ação: i) Acompanhar regularmente os indicadores de produção científica e seu impacto social ;ii)
Organizar seminários e workshop informativos e divulgai-vos sobre temáticas do impacto social da
pesquisa. iii) Criar indicadores de impacto social; iv) Relações com entidades, movimentos sociais,
instituições públicas e terceiro setor aumentadas.
Indicadores quantitativo: i) número de projetos de pesquisas em sinergia com extensão, ii) número de
seminários e workshop de divulgação organizados, iii) número. de discentes envolvidos
Indicadores qualitativo: Nível de satisfação da comunidade acadêmica em relação ao Programa e sua
pesquisa.
Período: 2025-2028
Meta: Atingir 50% das pesquisas relacionadas ao impacto social de nível alto ou médio.
Responsável: Docentes Permanentes e Colaboradores; Coordenação do PPGAU+D.

DIMENSÃO 5. INTERNACIONALIZAÇÃO

Objetivo estratégico do PDI (UFC): Destacar-se, nacional e internacionalmente, pelo desenvolvimento da
ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo
Objetivo da PPGAU+D: Promover estudos e pesquisas com alcance interdisciplinar e internacional que
contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico, de inovação, artístico e cultural, voltados para
Relatório de Dados Enviados do Coleta
06/10/2025 16:49:03 31
proposições de diagnósticos e soluções de problemas de interesse do campo disciplinar da arquitetura e
urbanismo, do design e de áreas afins; (pesquisa e internacionalização).
Resultados esperados: Participação eventos e congressos internacionais aumentada. Ii) Parcerias e
relações com intuições estrangeiras aumentada. iii) Mobilidade discente e docente aumentada
Ação: i) Estabelecer convênios e parcerias com instituições reconhecidas internacionalmente; ii) Fortalecer
contatos com redes de pesquisas internacionais. iii) organização de eventos internacionais, iv) incentivar
mobilidade acadêmica, viagens de visita internacionais, v) contratação de professores visitantes.
Indicadores quantitativo: i) Número de publicações conjuntas com parceiros internacionais., ii) número
acordos de cooperação internacional assinados, iii) número de discentes/docentes envolvidos (mobilidade
ou intercambio), iv) número. de redes internacionais envolvidos
Indicadores qualitativo: Nível de satisfação da comunidade acadêmica em relação ao Programa e sua
pesquisa em nível internacional. ii) Qualidade avaliação da parceria dos programas com outras instituições
estrangeiras
Período: 2025-2028
Meta: Estabelecer 4 novos projetos de pesquisas com foco na internacionalização; organizar 12 eventos
internacionais; contratar 2 Professores Visitantes Estrangeiros; implementar 6 bolsas de Doutorado
Sanduíche no Exterior.
Responsável: Docentes Permanentes e Colaboradores; Coordenação do PPGAU+D.
O detalhamento dos objetivos, metas, indicadores e responsáveis podem ser consultados nos anexos da
Plataforma Sucupira.
O Planejamento Estratégico (2017-2020) anterior do PPGAU+D teve como principal objetivo alcançado a
criação do Curso de Doutorado, meta que foi alcançada no Quadriênio 2021-2024.

Na sequência seguem algumas questões relevantes:
O PPGAU+D tem como meta ampliar sua visibilidade nacional e internacional, intensificando sua
participação em projetos e/ou convênios científico-tecnológicos com parceiros internacionais ou em redes
de pesquisa. Em 2025, o PPGG estará participar do PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) e acreditase
que o intercâmbio dos estudantes no exterior deve atrair bons resultados. Com toda a certeza, uma
maior mobilidade entre estudantes e pesquisadores acarretará num incremento da produção científica e
tecnológica em veículos internacionais de alta circulação, conferindo ampla visibilidade ao conhecimento
gerado no Programa.

O Regimento Geral da Pós-graduação da UFC permite a realização de mobilidade discente nacional, ou
seja, o estudante pode passar um semestre (até dois semestres para discentes de doutorado) em outro
programa da área de instituição nacional, com nota superior, desde que a parceria seja comprovada
através de aceite de professor tutor na instituição de destino, ou quando for o caso, de matrícula em
componentes curriculares da instituição de destino. Isso possibilita uma maior integração e colaboração
entre os programas de pós-graduação do Brasil, com o intercâmbio dos discentes, o que incrementa o
conhecimento, a pesquisa e a produção técnico-científica.

Outro ponto para a consolidação em qualidade da pesquisa e dos programas de pós-graduação, onde
uma das estratégias é a contratação de professores visitantes, mediante editais para tal. Na quadrienal
2021-2024, o PPGAU+D se beneficiou desses editais.
No segundo semestre de 2024, o Programa participou de nova seleção interna a UFC para vaga de
professor visitante, conquistando duas vagas: vaga para Professor Visitante Sênior Nacional de 18 meses
para o setor de estudos “Arquitetura, Eloquência Urbana e Paisagem”; 1 vaga para Professor Visitante
Pleno Estrangeiro 6 meses para o setor de estudos “Modelagem e Design da Informação para simulação e
análise no planejamento”. Espera-se que a contribuição desses professores visitante gere impactos
positivos em termos de coorientações e publicações para o quadriênio 2025-2028.

Em relação à Consonância do planejamento do Programa com o planejamento estratégico da instituição
Este tópico está destacado em cada uma das cinco dimensões do planejamento estratégico apresentado
anteriormente.

O Planejamento para adequação e melhoria da infraestrutura de apoio voltada à qualificação da
formação e da produção intelectual do corpo discente, em consonância com o PDI da IES
está abordado em particular na dimensão “Formação” do Planejamento Estratégico
apresentado. Ressaltamos que a avaliação CAPES do quadriênio passado (disponível em:
https://ppgaud.ufc.br/pt/programa/avaliacao-capes/) apontou para possíveis deficiências no quadro da
infraestrutura do PPGAU+D. No sentido de se responder a este risco, os membros do PPGAU+D têm
sido capazes de enfrentar o quadro atual de diminuição de recursos para pesquisa de forma relativamente
bem sucedida, mantendo uma infraestrutura adequada em suas instalações. Entende-se que a consolidação
dos docentes como pesquisadores, a maior capacidade de captar recursos, com o aumento do número
de publicações e seus vínculos com o setor produtivo público ou privado e com membros da sociedade
civil tem possibilitado algumas fontes de financiamento às atividades do PPGAU+D e à manutenção de seus equipamentos.

Alguns exemplos estão listados a seguir:
Manutenção do LEHAB:
O Financiamento colaborativo do Curso do LEHAB;
O apoio da Rede de Pesquisa Observatório das Metrópoles com recursos do INCT-CNPq através de bolsa
EXP II e da recuperação de equipamentos de informática;
Bolsa de produtividade do coordenador Prof. Renato Pequeno;
Manutenção do PET:
O Financiamento Internacional do Projeto de Pesquisa Colaborativa em parceria com a UIUC;
O Financiamento para elaboração do Plano Diretor de Icapuí;
Bolsa de produtividade da Profa. Clarissa Freitas
Manutenção do LED:
O Financiamento do projeto Corredor Cultural UFC;
O Financiamento para elaboração do Plano Diretor de Icapuí;
Edital FINEP apoio a acervos;
Bolsa de produtividade do Coordenador Prof. Ezequiel Mesquita;
Manutenção do LOCAU:
Bolsa de produtividade do Coordenador Prof. Ricardo Paiva;
Financiamento FUNCAP e Edital Universal CNPq;
Edital FINEP apoio a acervos.
PDI – Escritório Modelo Autonomia
Manutenção do APC
PDI – Escritório Modelo Autonomia.
Bolsa de produtividade do Prof. Clovis Jucá

Os Laboratórios acadêmicos (LABCAD, Atelier Digital 01 e o aumento do Atelier Digital 02, além da
Oficina Digital) e a infraestrutura de sala de aula, biblioteca e auditório tem sido mantida com recursos
próprios da Universidade. Além disso, a UFC possui um programa, definido no PDI de fortalecimento e
ampliação da infraestrutura de pesquisa multiusuária. Propõe-se a inserção destes laboratórios
acadêmicos neste programa, com o objetivo de assegurar condições para sua manutenção.
Conforme já foi destacado, encontra-se em processo de produção do anteprojeto e consequente
orçamento de um edifício no lugar do bloco de gabinetes de professores. Trata-se de uma edificação com
térreo e mais três pavimentos que visa abrigar as demandas existentes e as propostas de expansão no
contexto de criação do IAUD. Há perspectivas de financiamento pactuada internamente na UFC para
construir o edifício.

Coerência e efetividade entre as atividades de formação previstas no plano estratégico do programa,
as caraterísticas do corpo docente e o conjunto de mecanismos de interação com os respectivos campos
profissionais
As atividades de formação previstas no Planejamento Estratégico são:
– Ampliar a participação de bolsas de monitoria que envolve discentes de pós graduação nas atividades de
graduação;
– Promover seminários sobre pesquisas abertos aos discentes da graduação;
– Fomentar projetos de pesquisa com envolvimento de discentes de graduação ou projetos de extensão;
– Preconizar que 100% dos professores da pós envolvidos na graduação;
– Organizar workshops com inclusão de discentes da graduação e pós;
– Elaborar processos e metodologias de pesquisa que envolvam a graduação e a pós-graduação nos
laboratórios.
– Incrementar a percentagem de alunos provenientes das políticas afirmativas; I
– Incentivar intercâmbio e mobilidade. Iii) procurar fundos que apoiam as políticas afirmativas.
– Promover seminários sobre avaliação e autoavaliação.
– Promover seminários sobre política de credenciamento e elaboração de documentos guias.

Os responsáveis pela execução destas ações são:
Representantes das Linhas de Pesquisa, Docentes e Coordenação do PPGAU+D, membros do Colegiado
do PPGAU+D; Docentes do PPGAU+D e do IAUD e atuais discentes.

A principal forma de acompanhamento e visibilidade das atividades do programa tem sido a atualização
periódica das atividades do site do Instagram. Após o fechamento de cada coleta de informações anuais, o
colegiado planeja e divulga os projetos de pesquisa em andamento cadastrados na Plataforma, e as
publicações destacadas, com o objetivo de informar a comunidade interessada sobre as ações do
Programa. A comissão de produção de conteúdo, a ser formada com a participação dos discentes
matriculados nas atividades complementares, será encarregada de atualizar as informações. A decisão
por adotar o templates do site da UFC se deve às orientações internas da Instituição, assim como indicado
no PDI.

 

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