Pesquisa, Ensino e Extensão nas atividades da Disciplina de Planejamento Conflitual

Data de publicação: 13 de abril de 2024. Categoria: Pesquisa Extensionista, Projetos de Pesquisa financiados, Projetos de Pesquisa/Extensão

As disciplinas e projetos junto a integrantes de outras Universidades têm tido papel importante nas atividades realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC. Dos dias 10 a 12 de abril de 2024, o PPGAU+D recebeu a visita do professor Fabrício Leal, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ (IPPUR/UFRJ). Além de ministrar a disciplina “Tópicos Especiais III – Planejamento Conflitual” junto à professora Clarissa Freitas, o professor Fabricio coordena o projeto “Planejamento e Assessoria Popular em Conflitos Urbanos e Territoriais no Brasil”, financiado a partir da edital Universal 2021 CNPq. NEste projeto de pesquisa, atuam também os professores/pesquisadores Amíria Brasil (UFRN), Giselle Tanaka (IPPUR/UFRJ), Luis Régis Coli (IPPUR/UFRJ), Renato Emerson (IPPUR/UFRJ), Caio Santo Amore (USP), Karina Leitão (USP), Daniele Pontes (UFPR), José Ricardo Faria (UFPR), Simone Polli (UTFPR).
Dentre as diversas atividades que foram realizadas durante a visita do professor Fabrício Leal em Fortaleza, estão três visitas de que apresentam alguns conflitos territoriais urbanos. Além de informar a pesquisa, as visitas buscam fortalecer as organizações locais a partir do reconhecimento e ação sobre suas demandas.
Dessa forma, na quinta-feira (11/04/2024) pela manhã, professores, alunos, moradores e apoiadores conheceram e dialogaram um  sobre as questões ambientais presentes no Grande Bom Jardim a partir da visita à Lagoa da Viúva, Lagoa do Marrocos e Rio Maranguapinho. No mesmo dia, à tarde, o cenário dos conflitos passa a ser o litoral fortalezense. No Pirambu, além de saber mais da história do território e da cidade com a visita ao CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação do Pirambu), o grupo interessado também conheceu e discutiu sobre o projeto de urbanização de assentamentos precários do Vila do Mar. No dia seguinte, sexta-feira (12/04/2024), a última visita aconteceu pela manhã no Lagamar, território que mantém um histórico de resistência a sucessivas tentativas de remoções. Finalizando a visita lá, com a ajuda de moradores, o grupo de pesquisadores eestudantes ampliou seus conhecimentos sobre o território e as intervenções que incidiram sobre a comunidade.
A partir dessas atividades, espera-se que a Universidade possa contribuir com um importante espaço convergente de diálogo e aprendizado para os diferentes grupos que participaram das visitas realizadas; e estreitar debates nacionais sobre diferentes perspectivas de planejamento dos territórios populares.